O que acontecerá se eu não converter meu site Google clássico em um novo site Google?
A partir de 1º de setembro de 2021, os sites Google clássicos não poderão mais ser visualizados. Para que isso não aconteça, converta e publique os sites na nova experiência do Google Sites antes dessa data.
Se você não fizer nada, veja o que acontecerá automaticamente com seus sites Google clássicos a partir de 1º de setembro:
- Um arquivo do Takeout com o conteúdo dos sites clássicos será salvo no seu Google Drive.
- Eles serão substituídos por um rascunho no novo Google Sites que você poderá analisar e publicar.
- Eles serão movidos para a seção “Sites excluídos” do Sites clássico e excluídos permanentemente após 30 dias.
Será possível acessar o site (mas não editá-lo) até o processo de migração automática começar. Isso acontecerá a qualquer momento a partir de 1º de setembro de 2021. A conclusão da migração automática de todos os sites Google clássicos está prevista para levar até 90 dias.
Dica: a versão mais recente do site Google clássico será convertida automaticamente em um novo site Google, mesmo que você tenha convertido anteriormente seu site clássico. Durante uma migração automática, não será possível converter ou excluir seu site Google clássico nem cancelar a conversão dele em andamento. As mudanças que você fizer nas permissões de compartilhamento do seu site Google clássico após 1º de setembro talvez não sejam incluídas na migração automática.
O que acontecerá após a migração automática
Seu site Google clássico será convertido em um rascunho de novo site Google compartilhado por todos os proprietários e editores. Por padrão, o rascunho do site não será publicado, mas você poderá publicá-lo quando quiser que outras pessoas possam vê-lo. Seu site Google clássico também será arquivado como uma exportação do Takeout, que será salva no Google Drive de cada proprietário do site. Em seguida, o site clássico será excluído:
- Você precisará publicar o novo site Google após a conversão para que ele fique visível para os visitantes.
- Se o site Google clássico tiver um domínio personalizado, ele será transferido para o novo site. No entanto, o novo site Google só levará ao domínio personalizado depois de publicado.
- Seu site Google clássico será arquivado como uma exportação do Takeout salva no Google Drive de cada proprietário. O site exportado não será contabilizado nos limites de armazenamento da Conta do Google. Se um proprietário excluir a própria versão da exportação, as versões dos outros proprietários não serão afetadas.
- O site Google clássico original aparecerá na seção “Sites excluídos” da página inicial do Sites clássico. Isso indicará que ele foi excluído pelo Google, e você poderá excluí-lo permanentemente antes que isso aconteça de forma automática após 30 dias.
Quem será o proprietário do rascunho do novo site Google convertido
Embora os sites Google clássicos possam ter vários proprietários, os novos sites Google têm apenas um. Só alguns proprietários do site estão qualificados para se tornarem proprietários. Em alguns casos, nenhum proprietário está qualificado.