A Meta, a empresa que controla o Facebook, recebeu mais uma multa do órgão de concorrência do Reino Unido, desta vez de 1,5 milhão de libras (quase R$ 11 milhões na cotação atual). O motivo é relacionado a aquisição da plataforma Giphy. Ao que tudo indica, a companhia de Mark Zuckerberg vai arcar com o prejuízo.
Na última semana, a dona do Facebook descumpriu algumas regras do acordo comercial ao integrar funcionários da Meta na equipe da Giphy, mesmo com a investigação sobre a aquisição ainda em curso. A Autoridade de Concorrência e Mercados da Grã-Bretanha (Competition and Markets Authority, ou CMA) descreveu a decisão como falha de “natureza grave”.
A ideia era que as duas empresas continuassem competindo entre si, pelo menos enquanto os reguladores investigam os termos do negócio.
Se depender das autoridades britânicas, a Meta também pode ser obrigada a vender o aplicativo de imagens animadas (Gifs), desfazendo um negócio que custou US$ 400 milhões em maio de 2020. A fusão, segundo as autoridades, pode reforçar a posição da empresa no mercado de publicidade na internet.